quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Hoje Roubei Todas As Rosas Dos Jardins

Hoje roubei todas as rosas dos jardins
e cheguei ao pé de ti de mãos vazias.

Eugénio de Andrade

"Desculpe, mãe! Eu vinha a correr pelo jardim e tropecei, até sujei um bocado os calções, mas a mãe pode lavá-los não pode? Desculpe...não consegui trazer as rosas que lhe prometi, bem, nem as rosas, nem cravos, nem a erva mais pequenina que podesse ter encontrado...a verdade é que me distraí a brincar com a Madalena, a mãe já sabe como eu sou, ponho-me a brincar e esqueço-me das horas. Mas eu até tinha umas flores para lhe dar, apanhei-as logo ao príncipio da tarde e tudo, mas...bem, a verdade é que as dei à Madalena, ela tinha um vestido tão bonito mãe, aquele de que eu já lhe falei algumas vezes, amarelo, com umas bolas enormes, fica-lhe tão bem o vestido...
Mãe, porque está a chorar? Mãe!!! Não se preocupe, eu amanhã apanho outras flores para si, eu prometo! Mais bonitas que as de hoje, elas até estavam assim para o mortas, está a ver? Nem eram umas flores dignas para eu lhe dar, só por isso é que as dei à Madalena...mãe, não a quero ver chorar...é da roupa? Não tem problema, mãe, a mãe consegue tirar a sujidade de tudo o que lhe vai parar às mãos e isto é só terra...porque continua a chorar? É por eu andar a correr pelo jardim? Eu prometo que não corro mais! Eu bem sei que já me avisou que é perigoso porque posso magoar-me, tem razão! Eu juro que não corro mais pelo jardim.
Mãe...eu gosto muito de si, a sério, gosto mais de si do que de bolo de chocolate, pode acreditar, até gosto mais de si do que do bolo da avó Nascimento, acredite!! Mãe...porque não pára de chorar? Eu não estou a perceber nada...
Mãe...o pai já não devia estar em casa?

2 comentários:

Sofia disse...

Agarraste-me da primeira palavra à última letra,
prendeste-me da primeira inspiração até ao fôlego final,
criaste o crescendo no tempo certo, na medida exacta,
deixaste sair um texto fluído, bonito e autêntico.

Não me quero repetir, mas tu obrigas:
gosto, gosto e gosto.

Niusha disse...

Bonito de se ler.
Tens jeito.