segunda-feira, 5 de abril de 2010

Quatro anos depois voltei a sentir a necessidade de voltar à escrita para teatro. Veio-me um título à cabeça e depois uma história à volta daquelas cinco palavras.
Há quatro anos escrevi uma pequena farsa chamada "Me Engana Que Eu Gosto", que vim a fazer, juntamente com quatro pessoas que tinham estado comigo num curso na Casa do Artista. Era uma farsa de traços grossos, sem nada que enganar, pretendia ser apenas aquilo que era. Amadureci durante este tempo e agora jã não é uma comédia aquilo que a minha cabeça organiza (que não me aconteça como ao Almodóvar, que a partir do momento em que pôs a comédia de lado perdeu algum do seu melhor encanto). Escrevo agora sobre relações, sobre dois casais desavindos. Sim, deixei a comédia para poder escrever sobre sentimentos, sobre as paixões e o seu final, sobre encontros e desencontros. As influências estão todas lá, a vida dividida nos seus dois géneros: tragédia e comédia (mas sempre a cair para o lado da tragédia). Fala-se do Peso e da Leveza (traços de Kundera). Fala-se do peso da felicidade e da leveza da tristeza...
Nao está pronta, está a construir-se. Quatro anos depois ainda sou capaz de me aventurar a escrever para teatro.
É bom estar de volta.

1 comentário:

Pedro J. disse...

Ah, a escrever para mim... Tão querido! :P