segunda-feira, 20 de julho de 2009

Perdeu-se Uma Alma

Perdeu-se uma alma pela rua. Nunca ninguém a encontrou, por mais que a procurassem nunca conseguiram dar com ela; poderia, talvez, estar metida dentro de alguma cova, apenas com a cabeça de fora, afinal sempre gostou de dar pouco nas vistas, sempre se preferiu esconder daqueles que a procuravam. Perdeu-se uma alma, sim...não sei bem o tamanho ou a forma mas estas coisas também não costumam ser bem definidas, têm estranhos contornos, estranhas formas de agir, nunca se sabe o que vai na cabeça de uma alma à solta...nem na nossa, quanto mais.

Qual será a cor de uma alma? Será que cada uma tem a sua ou são uniformes nesse aspecto? Nunca vi uma a sair pelo corpo, será que vão rumo ao céu? E batem à porta de Deus? E se Deus não está lá para abrir a porta? Será que há uma sala de espera para almas penadas? E será que têm doenças como todos nós? Qual será o estado de uma alma que acabou de morrer? As almas morrem? Não há respostas para nada disto, afinal de contas poucas respostas são dadas hoje em dia.

Somos feitos de dúvidas, duvidamos de tudo, pomos em causa o próprio ser, pomos em causa nós próprios, sem saber o que somos, sem saber o que vamos ser, sem saber, sequer, o que fomos...eu não sei para onde vou, apenas sei para onde gostava de ir, o que gostava de fazer, o que me falta fazer, descobrir, reinventar, inventar, destruir...tantos adjectivos para tão pouca coisa, tanta palavra para no fim de contas ser tudo tão vão e efémero, passa tudo tão rápido. "Afinal o tempo fica / Nós é que vamos passando"...não gostava de ficar cá com o tempo, tudo tem o seu tempo e até ele devia acabar um dia. Devia começar tudo de novo, voltar aos traços originais, alguém voltar a pegar num pincel e desenhar tudo outra vez, talvez fazer novas linhas por onde seguir.

Um dia alguém inventou o sorriso e deve ter sido feliz; talvez o sorriso e a felicidade tenham nascido no mesmo instante, de mãos juntas, como se fossem amigos há décadas ou algo assim...qual terá sido o ser humano que foi feliz pela primeira vez? Será que conseguiu voltar a sentir tudo isso mais tarde? Será que não ficou triste por nunca mais ter tido um sentimento como aquele? Se calhar suicidou-se e a sua alma perdeu-se, como tantas outras que ainda estão para aí a andar...ou então ficou a chorar o resto da vida, cara fechada e boca cerrada.

Ninguém sabe a origem, ninguém sabe o fim...eis o porquê de tudo ser assim.

2 comentários:

ALGomes disse...

"Perdeu-se Uma Alma".
Quinze minutos a reflectir.
Meu caro amigo, hoje em dia tudo se perdeu.
Onde estão os valores? Hoje tudo é corrupção. Tudo se vende, tudo se compra, nada se dá, nada se ganha e tudo se perde.
A primeira a perder é a pureza da alma. No meio desta revolta de sentido, onde ficou a dignidade do ser humano. A responsabilidade, que não existe. O abraço trocado pela repugnação de um aperto de mão. Ponhamos as mãos na cabeça e penssemos em que mundo banal se transforma este. Onde o que tem valor é a alma corrompida e não a sua essência. Vivam os puros de espirito.

Preto disse...

Problemas espirituais? Tenho a solução para o seu problema! Consulte Mestre Alexandrino...;P