quarta-feira, 28 de outubro de 2009

20h08m

20h08m

ouço o Espelho Quebrado da Amália e o veludo torna-se palpável; a garganta torna-se como que um corpo e as palavras de David Mourão-Ferreira são como as facas que o Manuel Alegre tão bem soube descrever.

horas de erudição e poesia acompanhadas com uma boa melodia do Oulman, um jantar servido sem termos pedido fosse o que fosse; para sobremesa temos a tristeza e a melancolia que existem nesta voz, o café é a solidão das letras aqui cantadas.

"em mim foi mais violento...o vento"

tema seguinte...anda o sol na minha rua...Mourão-Ferreira e Fontes Rocha...a eterna guitarra do Fontes Rocha, a viola do grande Martinho D'Assunção...há sempre quem apareça para jantar, estes são da casa...o Fontes, o Carlos Gonçalves, o Paquito, o Joel Pina, o Jorge Fernando, o Jaime Santos, o Carvalhinho, tantos outros...

Hoje a convidada é Amália. Emudece o tempo, lá fora está frio...aqui choram guitarras a dor nunca sentida. Lá vem a velha "Tirana"..."a arremendar a jaqueta...com pedaço de cortiça...julgando que era baeta...oh! Tirana! Olé Tirana" é a voz de um povo que se ergue, os cantares populares são as vozes de todos nós em uníssono. Pobre Tirana queimada no forno e apenas com a mão de fora (como somos trágicos, até na mais simples canção popular).

A tragédia...sempre a tragédia...até quando não pensei escrever sobre ela; cá está outra que também aparece sem ser convidada. Talvez por isso a voz da Amália seja a voz de uma Electra portuguesa. Contudo...
"cheira bem, cheira a Lisboa"...

Sem comentários: